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quarta-feira, 9 de julho de 2014

#DicasdeCasamento - cerimonial

Oi pessoal tudo bem hoje no blog/canal o assunto foi sobre as etapas do cerimonial, vou compartilhar para vocês como eu conduzo a organização da cerimônia e festa quando eu sou assessora de casamentos.



Para mim o primordial para que tudo saia conforme o planejado é todos estarem alinhados no cronograma, todos quem? você vai me perguntar eu a assessora, a equipe de foto e filmagem, o celebrante e os noivos, porque se todos cumprirem o cronograma proposto os noivos cumprirão todos os protocolos e ainda terão tempo para aproveitar a sua festa de uma maneira mais informal e descontraída.



  • Como funciona a cerimônia tradicional


1. Entrada dos padrinhos, intercalando casal da noiva e do noivo, na hora de formar o casal a mulher sempre do lado esquerdo, e no altar os casais do lado da noiva vão ficar do lado esquerdo do altar e os do noivo no lado direito, neste momento também a mãe da noiva entra com o pai do noivo para nenhum dos dois entrarem sozinho.

2. Entrada do noivo acompanhado de sua mãe, ela fica do lado esquerdo e ele do lado direto.

3. Se no casamento tiver meninas que serão as floristas, ou seja, que vão jogar pétalas no caminho onde a noiva vai passar esse é o momento.

4. Outra coisa que esta muito na moda é a entrada da plaquinha do La vem a Noiva.

5. Agora sim o fato mais esperado da cerimônia que é a entrada da noiva que geralmente vem acompanhada de seu pai e na ausência deste pode ser um irmão, avô, tio, padrasto ou alguém que ela escolha e neste caso a noiva entra do lado direto de seu acompanhante mas chegando ao altar ela fica no lado esquerdo que é o lado que seus pais e padrinhos estão.

5. Normalmente o celebrante dá a palavra/benção sobre o casal e solicita as alianças.

6. Entram as alianças com as crianças que foram designadas para este propósito.

7. Os noivos cumprimentam os pais e padrinhos e eu prefiro que os noivos fiquem parados no altar e cada casal cumprimenta e sai acho que é mais fácil para a noiva que esta com um vestido na maioria das vezes volumoso e fica um pouco difícil se locomover onde muitas pessoas estão aglomeradas.

8. Saida dos noivos e eu sempre organizo um corredor com os pais e padrinhos e os noivo passam no meio mesmo e recebem uma chuva de pétalas.


  • Organização da festa

1. Eu sempre gosto de levar os noivos com os pais, padrinhos e damas e pajens para o salão do bolo para fazer aquelas fotos formais antes que as crianças se sujem ou tirem a roupa e que os padrinhos tirem a gravata ou a maquiagem das madrinhas se perca etc. depois partimos para as fotos externas no jardim e ai faço a pausa para os noivos almoçarem ou jantarem onde eu pessoalmente gosto de serví-los.

2. Depois que os noivos comeram, os convidados também eu gosto sempre de preparamos a retrospectiva se houver ai gostamos de reunir a maioria das pessoas num mesmo local porque fica mais divertido e depois da retrospectiva é legal os noivos darem uma palavra de agradecimento e em seguida partimos para a primeira dança do casal que pode ser a valsa tradicional ou outra música que tenha a ver com a história do casal.

3. Depois da primeira dança do casal distribuímos os itens de balada e os noivos podem partir para outros compromissos.

4. A noiva pode jogar o buque/sapo/Santo Antonio e se for passar o sapatinho da noiva as madrinhas e melhores amigas devem ajudá-la para ficar mais animado.

5. O noivo junto com seus padrinhos e melhores amigos passa a tradicional gravata.

6. Após essas formalidades os noivos estão liberados para aproveitarem a festa como quiserem.



  • Lembrancinhas e cumprimentos dos convidados


Esse item tem sido uma decisão muito pessoal, antigamente era tradição os noivos passarem em todas as mesas para cumprimentarem os convidados e também distribuir todas as lembrancinhas, porém hoje os casais mais jovens querem curtir a festa/balada e por isso optam por um agradecimento geral após a retrospectiva e as lembrancinhas são dispostas num local da circulação dos convidados onde eles mesmos pegam as suas.

Bom é isso pessoal espero que tenham gostado e até o próximo post...





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